Consultoria Brasileira

Para que serve a Consultoria?

É imprudente investir em qualquer empreendimento sem planejamento cuidadoso e estudos competentes de viabilidade técnica, econômica e ambiental, desenvolvidos por empresas de Consultoria de Engenharia.

Um bom projeto de engenharia elaborado por essas empresas custa pouco, incorpora todos os avanços tecnológicos disponíveis e reduz custos de construção, operação e manutenção de qualquer empreendimento.

O gerenciamento da implantação de empreendimentos a cargo de uma Consultora de Engenharia é indispensável para assegurar qualidade, cumprimento de prazos e controle de custos de execução.

O apoio de uma Consultora ao seu cliente pode estender-se à assessoria técnica e treinamento de pessoal para a operação e manutenção do empreendimento. Empresas brasileiras de Consultoria de Engenharia têm competência técnica e gerencial para atender a qualquer demanda de serviços dessa natureza, buscando parceiros em qualquer parte do mundo quando necessário.

A Consultora é a parceira e conselheira de alta confiabilidade do proprietário ou investidor público ou privado, comprometida com a otimização dos investimentos e pleno êxito do empreendimento.

 

Onde atuam as Consultoras?

Todas as vias que você usa saíram de projetos de Consultoras. Todas as rodovias. Também ferrovias, hidrovias, pontes e túneis, portos e aeroportos...

A energia elétrica que você utiliza é produzida em usinas projetadas por Consultoras. Todas elas, hidrelétricas, termelétricas, nucleares, eólicas. Também as linhas de transmissão e a distribuição dessa energia até a sua casa ou local de trabalho.

O combustível que seu carro consome sai de refinarias projetadas com a participação de Consultoras em parceria com a Petrobrás. Também as plataformas que extraem o petróleo e abastecem as refinarias têm Consultoras atuando em projetos e apoio à operação.

A água que sua família bebe e usa foi captada, conduzida, tratada e distribuída por sistemas projetados por uma Consultora.

Também os esgotos que saem de sua casa, escritório ou indústria são coletados e tratados por sistemas projetados por Consultoras.

A cidade em que vive a sua família é um enorme mosaico de projetos produzidos por Consultores de Engenharia, Urbanismo e Arquitetura, autores do plano diretor do município e dos vários componentes do planejamento urbano e regional.

Todos os produtos industriais que você compra, usa ou consome, alimentos, medicamentos, aparelhos, e tudo mais que tem em casa ou fora de casa, saíram de fábricas e usinas projetadas por Consultoras de Engenharia.

Sistemas de irrigação e drenagem, redes e instalações de telecomunicações nascem nas empresas de Consultoria.

O risco da degradação ambiental está sendo monitorado com base em estudos de impacto ambiental desenvolvidos por empresas Consultoras, atualmente exigidos para a implantação de qualquer empreendimento público ou privado.

Aumente esta lista à vontade: há sempre uma Consultora de Engenharia por trás de tudo que você vê, usa e possui...

 

Como contratar uma Consultora?

A ABCE oferece o perfil de todas as empresas que têm experiência nos serviços a contratar.
O contratante seleciona as empresas de porte e características que lhe parecem mais adequadas.


Solicita a duas ou três uma proposta técnica que demonstre o seu conhecimento do problema e descreva seu método de trabalho.

Escolhe a que melhor atende às suas expectativas e a convida para negociar o preço, com base num orçamento transparente, com demonstração dos seus custos, encargos e honorários.

Nunca se seleciona uma empresa de Consultoria por concorrência de preços. O menor preço sempre corresponde a trabalho de menor qualidade com efeito negativo no custo e na qualidade do empreendimento.

Somente se ficasse ausente a transparência e lealdade na negociação do preço, seria preciso convidar outra Consultora, para procedimento idêntico.

Concluída a negociação, a contratação pode ser feita por preço global, preços unitários, tarifas por categoria profissional ou administração contratada: a que melhor convier para cada caso.

Estão disponíveis linhas atraentes de financiamento para a contratação de serviços de Consultoria de Engenharia por clientes privados.

 

Um setor estratégico

Junto com as Universidades e Centros de Pesquisa, as Consultoras formam o tripé que sustenta e desenvolve o patrimônio tecnológico da nação. Empregam dezenas de milhares de profissionais de nível superior e técnicos de nível médio, atuando no Brasil e no exterior.

A Consultoria é a ponta de lança para a exportação de bens produzidos no país e de outros serviços prestados por empresas brasileiras de construção pesada e montagens industriais, por ser aquela que em seus projetos define os processos construtivos e especifica equipamentos e produtos que o Brasil tem capacidade de fornecer.

As empresas Consultoras são formadoras de profissionais especializados após sua formação acadêmica, por estágios e participação em equipes técnicas mais experientes.

A não dependência tecnológica absoluta de uma nação supõe uma Consultoria de Engenharia nacional fortalecida e prestigiada por governos e iniciativa privada do país.

 

Onde estão as Consultoras?

Você as encontra congregadas na ABCE – Associação Brasileira de Consultores de Engenharia, fundada em 1966, uma entidade que é filiada e também administra a FEPAC – Panamerican Federation of Consultants.

O Banco de Dados FINEP-ABCE da Consultoria Brasileira, operado pela ABCE, oferece o perfil completo das empresas aos seus clientes potenciais, selecionando aquelas que correspondem à sua procura. 

As empresas se apresentam por campos de especialização, natureza dos serviços que oferecem, porte, currículo de trabalhos executados, capital social e demais dados de interesse do seu cliente.

A atual conjuntura do mercado da engenharia induz a parcerias entre empresas consultoras, ou entre consultoras e empresas de outros setores, no país e no exterior, para contratos do tipo EPC ou participação em concessões de serviços públicos. A ABCE pode ser o caminho para encontrar o parceiro ideal. Basta consultar.

A ABCE é filiada à Fédération Internationale des Ingénieurs-Conseils / International Federation of Consulting Engineers ? FIDIC, que edita e coloca à disposição dos interessados os modelos de contratos que envolvam Consultoria de Engenharia, adotados internacionalmente: solicitação à fidic@fidic.org indicando a filiaçã da empresa à ABCE.

 

A Associação

A ABCE foi fundada em 1966 e congrega empresas brasileiras de Consultoria de Engenharia e Arquitetura, com o objetivo de promover a valorização desse setor estratégico.

Para isso, mantém estreito contato com governos, clientes e contratantes de serviços de Consultoria, públicos e privados, persegue o aperfeiçoamento constante da legislação e normas que regem essa atividade.

Exerce um monitoramento permanente para coibir práticas incorretas ou inadequadas no uso da Consultoria, nos procedimentos de seleção e contratação das empresas, na prática da negociação de preços e justa remuneração dos serviços.

Promove estudos, seminários e encontros técnicos para intercâmbio de experiências, atualização tecnológica, aperfeiçoamento de sistemas de gestão, apoio à certificação da qualidade.

Busca criar espaços e tempos de encontro entre empresários com vistas à construção de alianças, parcerias e geração de negócios.

Desenvolve ações de marketing da Consultoria, junto a governos, parlamentares, clientes potenciais dos setores público e privado, nacionais e estrangeiros, para difundir o conhecimento da capacidade das empresas brasileiras.

Publica manuais de apoio às empresas sobre legislação, orçamentação, editais e contratos, edita regularmente boletins informativos e documentos sobre os mais variados temas, expondo, para discussão, teses propostas pela Consultoria. A lista das publicações e uma seleção destes documentos podem ser encontradas nesta webpage.

 

Relações Internacionais

A ABCE é membro e mantém estreitas relações de cooperação com a FIDIC Fédération Internationale des Ingénieurs-Conseils / International Federation of Consulting Engineers FIDIC, que congrega as entidades da Consultoria de todo o planeta. Igualmente com a FEPAC Panamerican Federation of Consultants, que congrega as Associações Nacionais de Consultores dos países das Américas. Estas vinculações com entidades internacionais estabelece o foro natural para a discussão e desenvolvimento de ações conjuntas em temas de âmbito continental e mundial, abrangendo a exportação de serviços de engenharia e os acordos de livre comércio e outros. Igualmente mantém diálogo constante com o BID e o Banco Mundial, com vistas a assegurar o envolvimento correto da Consultoria nos projetos financiados por essas agências.

Nesta página da ABCE há links para pronto acesso às páginas da FEPAC e FIDIC, e outros para acesso às do BID e Banco Mundial, onde se encontram informações sobre projetos em estudos ou já aprovados por aqueles bancos multilaterais de fomento.

 

Para Associar-se

Junte a sua empresa às que já fazem parte da ABCE. Ganhe com essa convivência e intercâmbio de idéias e informações. Desfrute dos benefícios dessa sinergia que só uma Associação propicia.

Conheça na seção própria desta página da ABCE a lista das empresas associadas, com seus dados e links para acesso imediato às suas respectivas páginas web.

Clique aqui para associar-se.

Desenvolvido pela Agência DMD7
ABCE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSULTORES DE ENGENHARIA
Todos os direitos reservados · 10/2014