Compliance

Programa de Integridade ABCE

O Programa de Integridade ABCE foi estruturado com o objetivo de nortear a atividade de consultoria de engenharia, de forma hígida, proba e em conformidade com todas as leis, auxiliando as empresas associadas em seus programas de integridade, com a definição de padrões éticos e fomento da adoção das melhores práticas de Compliance.

Por isso, os padrões de conduta ética esperados de todos os membros associados, colaboradores e terceiros, independentemente da função exercida, estão expressamente definidos em nosso Código de Ética e Conduta ABCE.

Leia o Estatuto ABCE.

Ratificando seu compromisso institucional, a ABCE é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos.

Palavra do Presidente:

Prezados Associados,

 

Com a implantação do Programa de Integridade da ABCE, damos um passo importante no sentido do fortalecimento do nosso setor e do atendimento à dinâmica do mercado. As questões relativas a Compliance tomaram corpo em todo o mundo e em especial no Brasil. Cada vez mais, programas de integridade vêm se consolidando como requisito de contratação pela esfera pública e também privada.

 

Julgo como da maior importância esta iniciativa em suporte às Associadas, considerando que esta tendência deverá se manter, de forma cada vez mais contundente, em atendimento às exigências dos contratantes e da sociedade em geral.

 

Na certeza de estarmos dando uma contribuição importante para o desenvolvimento de nossas empresas,

 

Cordialmente,

 

Ricardo Gomes

Presidente

Comitê de Integridade

A aplicação, gestão e atualização do Programa de Integridade ABCE são realizadas por seu Comitê de Integridade, composto por associados dotados de autonomia, independência e imparcialidade para o exercício de suas atribuições.

Composição do Comitê de Integridade:

Marcelo Casiuch (Compliance Officer) – TPF Engenharia

Henrique Aragão – PMO

Danny Dalberson de Oliveira – Engecorps

Rodrigo Sigaud – Planave

Walter Segundo – Probus Compliance

 

Canal de Denúncia

O Comitê de Integridade recebe denúncias, dúvidas e sugestões que envolvam o Código de Ética e Conduta ABCE, por meio do Canal de Denúncia, resguardando o direito ao anonimato do denunciante de boa-fé.

Treinamento

O Programa de Integridade ABCE estará sob constante monitoramento, de forma a aprimorar e adequar os padrões existentes, além de internalizar novas práticas, assegurando sua eficiência e atualização.

Para garantir a ciência das diretrizes éticas da ABCE e a disseminação da cultura de integridade, todos os associados têm acesso à Plataforma de Treinamentos.

Links Relacionados

Código de Ética da FEPAC

Código de Ética da FIDIC

Lei Anticorrupção (n.º 12.846/13)

Decreto n.º 8.420/15 – Regula os programas de integridade

Lei n.º 7.753/17, do Estado do Rio de Janeiro

Lei n.º 6.112/18, do Distrito Federal

Cartilha CGU – Diretrizes para empresas privadas

Cartilha CGU – Pequenos negócios

Auxílio aos Associados para implantação de seus Programas de Integridade

Os interessados podem entrar em contato com a ABCE pelo e-mail abce@abceconsultoria.org.br