ENCOM Nuclear 2020

Encontro de Comunicação no Setor Nuclear

ENCOM

Será realizado no próximo dia 13 de abril, no Rio de Janeiro, a terceira edição do Encontro de Comunicação no Setor Nuclear (ENCOM Nuclear 2020), promovido com o objetivo de debater as múltiplas aplicações da tecnologia da radiação nuclear e seus benefícios para a sociedade.

Fruto de uma parceria entre a Aben, Abdan, CNEN e Casa Viva Eventos, o EnCom Nuclear reúne representantes das áreas de comunicação de todos os segmentos que integram as atividades nucleares no Brasil e exterior, de maneira a buscar novas ideias e experiências que permitam criar estratégias para sensibilizar a sociedade sobre a importância do uso da tecnologia nuclear.

Segundo especialistas, a tecnologia da radiação nuclear gera benefícios muito além da produção de energia, especialmente nas áreas de medicina, através de diagnósticos, tratamento e controle do câncer. Essa tecnologia hoje está presente também na agricultura, indústria, transporte, dessalinização de água, defesa etc. Mas seus benefícios, no entanto, não são suficientemente conhecidos pelo “grosso” da sociedade, de maneira a gerar opinião consciente sobre sua segurança e sobre seus benefícios para a crescente qualidade de vida da própria sociedade.

“É preciso conhecer para entender, e assim, mais do que aceitar, formar opinião diferente daquela gerada pelo impacto de acidentes nucleares amplamente divulgados pela mídia no passado, mas que hoje são muito raros devido ao avanço da tecnologia e da segurança dessa atividade”, afirmam.

No momento em que o País se prepara para retomar as obras da sua terceira usina nuclear (ANGRA 3) e construir outras seis no Nordeste, cabe aos profissionais de comunicação essa tarefa de encontrar a linguagem correta para se comunicar de forma eficiente e eficaz com a sociedade, se fazendo entender diante de tecnologias tão complexas como a nuclear. A comunicação deve ser o instrumento para sensibilizar, familiarizar a sociedade com essa tecnologia.

O 3º Encontro de Comunicação no Setor Nuclear (EnCom Nuclear 2020) tem este objetivo: reunir profissionais de comunicação de dentro e de fora o setor nuclear, empresas brasileiras e internacionais, autoridades do governo, técnicos e gestores da cadeia industrial do setor, universidades, institutos de pesquisa, associações técnicas, profissionais e empresariais para apresentar experiências e debater o tema.

Empresas públicas e privadas do segmento nuclear, dos setores de energia, indústria, tecnologia e serviços podem participar ativamente do 3º EnCom Nuclear, além de apoiar e patrocinar. O Apoio de Realização e o patrocínio preveem diversas contrapartidas de divulgação e outras ações de marketing direto e comunicação através das redes sociais etc.

INFORMAÇÕES

Encontro de Comunicação no Setor Nuclear (ENCOM Nuclear 2020)
Data: 13 de abril de 2020
Local: AUDITÓRIO DA SEAERJ
Endereço: Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro – Rua do Russel Nº 1, Glória – Rio de Janeiro
Inscrições: Solicitar por e-mail
E-mail: encom.nuclear@gmail.com
Telefone: (21) 3301-3208 / 99909-9900
Valor: Gratuito (sujeito ao limite de 100 vagas presenciais)