FEPAC se pronuncia à respeito do Coronavírus

A ABCE compartilha com seus Associados, seguidores e parceiros o Documento produzido pela FEPAC – Federação Pan-americana de Consultores à respeito de ações propostas para atenuar os impactos apresentados pela Pandemia do Coronavírus.

DECLARAÇÃO DA FEPAC – FEDERACIÓN PANAMERICANA DE CONSULTORES

A pandemia do COVID 19 está desafiando países, governos, pessoas e empresas, de maneira nunca vivida anteriormente e requer ações claras e imediatas para proteger e garantir a saúde e o susteto da população.

A situação está evoluindo rapidamente e não podemos prever como ela se desenvolverá. As circunstâncias estão mudando e seus efeitos podem ser esperados por muitos meses.

O objetivo desta declaração é fornecer algumas orientações aos clientes, fornecedores e empresas de consultoria em engenharia frente à crise.

Dentre os principais aspectos propostos, destacam-se:

– Colaborar com autoridades públicas e compartilhar informações sobre as principais medidas adotadas para conter a pandemia e ajudar a aliviar o impacto dessa situação.

– Proteger as pessoas de empresas, clientes e fornecedores, mantendo eles e suas famílias o mais seguro possível.

– Compartilhe com as autoridades as questões mais relevantes que estão sendo tratadas pelas empresas de consultoria de engenharia. Em particular, o impacto econômico que tal situação excepcional está gerando no aspecto comercial.

Nesse sentido, é necessária uma maior compreensão quanto a difícil situação que as empresas e suas famílias enfrentam e que as autoridades tomem, urgentemente, as seguintes medidas:

1. O pagamento imediato de faturas pendentes, possibilitando com isso o pagamento dos salários e manter a cadeia de pagamentos, hoje em situação crítica para muitas empresas.

2. A aprovação de certificados de Avanço de contratos, a fim de possibilitar o faturamento e o pagamento correspondente.

3. Gerar medidas rápidas de apoio ao crédito para empresas a taxas mínimas, redução de contribuições do empregador sobre salários, impostos e outras medidas, de acordo com cada país.

4. Não interromper os contratos em andamento, neutralizando ou reajustando os termos durante o prazo acordado, causados ​​pelos efeitos da situação atual e suas conseqüências.

5. Não cancelar Editais de contratações planejadas ou em andamento. No máximo, adie as datas para garantir que tenhamos os projetos e serviços quando for necessário reativar o país, pois é nossa principal atividade, garantir bons projetos.

6. Promover o uso das melhores práticas ao longo do ciclo de vida das obras, por meio de mecanismos comprovados de seleção e qualificação de consultores, que evitem discrição para garantir o melhor uso dos recursos públicos.  

7. Faça uso intensivo de empresas de consultoria de engenharia. Eles possuem profissionais organizados em estruturas de negócios capazes de auxiliar na implementação das medidas de emergência consideradas mais convenientes.

A FEPAC, diante dessa situação de crise sem precedentes, confia na capacidade das autoridades de entender e avançar soluções rápidas para os problemas expostos. Empresas de consultoria estão disponíveis para colaborar no que é considerado mais benéfico para toda a sociedade.  Sabemos que as medidas propostas não resolverão todos os problemas, mas serão uma grande ajuda para superar essa situação difícil. Finalmente, esperamos que a pandemia causada pelo COVID-19 seja superada com o menor custo de vidas humanas e que o mundo faça um curso de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente a dos setores mais humildes e empobrecidos, para o qual será essencial a solidariedade e a colaboração de todos e especialmente dos até então mais favorecidos.

 

Lima, 26 de Março de 2020.